O CARRO IDEAL

A BUSCA DO CARRO IDEAL

Assim que tomamos a decisão de viajar de carro, começamos a saga da escolha do veículo. Sabíamos que esta seria uma das mais importantes decisões da nossa viagem, pois impactaria diretamente no nosso orçamento e no nosso dia a dia na estrada.

 

Começamos a ler sobre o assunto, buscando informações de overlanders do mundo inteiro, matérias de revistas e conversando com pessoas que entendessem do assunto para nos sentirmos seguros na tomada de decisão.

 

A verdade é que o estilo de viagem que você quer seguir vai influenciar bastante nessa decisão. Para quem busca mais aventura, lugares de difícil acesso, montanhas e desertos, como nós, ficou claro desde o início que buscaríamos por um 4×4. Já para quem quer rodar em estradas tradicionais, sem arriscar se meter em lugares off road, pode buscar outras alternativas que vão desde a kombi, passando por vans e ônibus.

LAND ROVER - DEFENDER 110

Na busca por um 4×4 compacto mas com bom espaço interno, robusto e de mecânica simples, optamos pelo ícone da Land Rover, a Defender. Algo que nos conforta é a quantidade de overlanders ao redor do mundo que viajam e já viajaram com esse carro e conseguiram se virar com a manutenção nos mais diversos lugares.

 

Também precisamos confessar que uma das coisas que mais chamou nossa atenção com relação a esse carro é a comunidade de “landeiros” que existe. Os proprietários de Land Rover Defender são, em sua maioria, apaixonados pelo carro e pelo estilo de vida que ele proporciona.

 

Existe muita cumplicidade e vários grupos para troca de informação. Quando alguém está com algum problema com o carro em qualquer lugar do mundo, é só jogar nos grupos para ser ajudado. Assim que compramos nosso carro, em Junho de 2017, entramos para a comunidade e já fizemos bons amigos!

MECÂNICA SIMPLES E ROBUSTA

O modelo da Defender mais indicado para longas expedições é com o motor 300 TDI. Ele possui mecânica simples, tornando a manutenção em qualquer lugar do mundo mais acessível, assim como sua disponibilidade de peças. Esse motor só está presente nos veículos produzidos até 2005. Nossa Land Rover é modelo 2000.

 

Nós compramos nosso carro por um preço mais baixo que o normal, mas em contrapartida tivemos que fazer vários ajustes e trocas de peças. No final das contas, para nós foi bacana acompanhar este processo para conhecermos melhor o carro e as suas especificidades. Também, foi uma opção nossa investir mais pesado nesse período “pré-viagem”, garantindo que sairíamos com um carro confiável na tentativa de reduzir problemas na estrada.

 

Além dos ajustes mecânicos, equipamos nosso carro com acessórios que serão essenciais para nossa nova vida na estrada, como guincho e prancha de desatolagem, macaco hi lift, galão extra de combustível e caixa de ferramentas.