POUPAR É PRECISO

PRINCIPAIS CUSTOS DA VIAGEM

Por muitas vezes, freamos o planejamento deste nosso sonho por medo dos custos envolvidos. Mesmo sem antes nem colocar na ponta do lápis achávamos que seria impossível. Quando decidimos fazê-lo tivemos uma grata surpresa. Chegar ao orçamento necessário seria de fato difícil, mas não impossível!

 

Nós não viemos de famílias ricas e nem recebemos nenhum tipo de “paitrocínio” ou patrocínio para tornar o projeto viável. O que nos trouxe até aqui foram anos de trabalho e economias; foco total em um claro objetivo e desprendimento de bens materiais. Devemos admitir que a nossa disciplina foi uma das principais responsáveis por tornar nosso projeto real, pois a partir do momento que decidimos que iríamos fazer esta viagem acontecer, conseguimos cortar mais de 40% dos nossos gastos mensais, vender tudo que não seria necessário para a viagem e passar a ter uma vida mais simples.

 

Dando um passo atrás, para começar a pensar nos custos envolvidos para uma viagem desse porte precisamos definir alguns pontos que impactam de forma direta no orçamento: tempo aproximado da viagem, quantidade de despachos marítimos entre continentes, % de vezes que faremos free camping (sem estar em hospedados em algum lugar com infraestrutura) e investimentos necessários no carro, desde painéis solares até GPS.

Sem dúvida nenhuma esta é a etapa mais importante de toda a viagem. Planejar todos os gastos para esse tipo de experiência é como programar o orçamento de longo prazo de uma empresa, levando em consideração todos os custos programados (preventivos e corretivos), além dos investimentos necessários para melhora de performance. 

GASTOS POR CATEGORIA (%)

  • CARRO
  • DESPACHOS
  • COMIDA
  • DIESEL
  • ACOMODAÇÃO
  • DOCUMENTAÇÃO
  • LAZER
  • OUTROS

MAIORES GASTOS

Nós optamos por fazer um investimento grande no nosso carro e casa nos 2 anos de preparação. Queríamos ter a certeza de estar saindo para a viagem com um carro confiável e uma casa bem equipada, pensando em reduzir os custos na estrada, quando não tivéssemos mais uma renda fixa.

 

Compramos nossa Land Rover em Junho de 2017, e desde então começamos a prepará-la para sua grande jornada. Como tínhamos tempo, fomos trabalhando nela aos poucos e dessa forma conseguimos nos programar para os investimentos mais pesados que tivemos que fazer: a substituição de várias peças, instalação de ar condicionado e as modificações do motorhome. Com isso, os investimentos iniciais, antes do início da viagem, com o carro + motorhome, foram de aproximadamente 29% do orçamento total que estimamos para a viagem de 4 anos.

 

Para o dia a dia da viagem, fizemos a estimativa de vários gastos que teremos, entre eles: seguro, custos com vistos, documentações, despachos marítimos, combustível, alimentação, hospedagem, lazer e outros. Para facilitar nosso controle, chegamos a um valor fixo de gastos por dia que poderemos ter.

 

Não há dúvidas de que existirão momentos que teremos que abrir mão de vontades e conforto para seguir firme dentro do orçamento, mas a vida é feita de escolhas e não temos dúvidas do caminho que escolhemos seguir!

Nosso orçamento diário é de $70 dólares, ou aproximadamente R$ 260,00. Dentro desse valor todos os custos estão inclusos, desde alimentação para duas pessoas até a manutenção do carro.