EXPLORANDO USHUAIA

O QUE FAZER NA CIDADE MAIS AUSTRAL DO MUNDO

Chegar na cidade mais austral do mundo é incrível. Dependendo da época do ano que você visitar, vai ver cenários completamente diferentes, mas igualmente bonitos e inspiradores. Nós estivemos por lá no inverno e amamos ver tudo branquinho, pintado pela neve. Andamos bastante pela cidade, exploramos os arredores, e compartilhamos aqui os programas que mais gostamos de fazer lá no inverno!

NAVEGAÇÃO PELO CANAL DE BEAGLE

Uma das coisas que mais gostamos é admirar a natureza. Buscamos sempre conhecer a fauna e flora local por onde passamos, pois cada lugar é único. O Canal de Beagle, além de sua beleza, tem uma história muito bacana. Seu nome é uma herança do navio HMS Bealge, que explorou a região no séc. XIX. Sua tripulação tinha ninguém menos que Charles Darwin. Ao longo da viagem Darwin observou e estudou animais, coletou fósseis e desenvolveu sua teoria da seleção natural, que anos mais tarde seria aceita pela comunidade científica.
Ao longo do Canal de Beagle existem diversas ilhotas que são habitadas por muitos animais marinhos e aves, e os passeios de catamarã que levam aos pontos de observação são famosos no porto de Ushuaia.
Em contato com a agência Brasileiros em Ushuaia, eles nos indicaram um passeio de aproximadamente 2:30 horas, que passa por 4 pontos ao longo do canal e permite uma visita rápida com caminhada em uma das ilhas. Adoramos e reservamos na hora! Aproveitamos e fomos até a agência pessoalmente, tiramos nossas dúvidas e pegamos o voucher do passeio.
O catamarã sai e retorna para o Porto de Ushuaia, que fica em uma localização central na cidade. Com os vouchers em mãos, fomos até o porto, estacionamos nossa Land Home no estacionamento público e seguimos fazer o check in. Para entrar no porto se paga uma taxa de 40 pesos por pessoa (aproximadamente 4 reais) e passa por uma máquina de raio x. Andamos poucos metros e chegamos ao nosso barco. Embarcamos e em poucos minutos já estávamos navegando pelo canal de beagle. Que vista!
Novamente tivemos a sorte de estar em um lindo dia ensolarado, que deixa todas as cores mais vibrantes.
Processed with VSCO with p5 preset
A primeira parada do catamarã foi a Ilha dos Pássaros. Nela pudemos observar dezenas de pássaros sobrevoando aquele pequeno pedaço de terra de forma majestosa, dividindo espaço com leões marinhos.
O barco ficou rodeando a ilha por aproximadamente 10 minutos. Me encantei com os Cormorões (espécie de ave que se parece muito com os pinguins).
Seguimos para a segunda parada, Isla de los Lobos. Nela habitam duas espécies de leões marinhos, que pareciam estar muito felizes com o sol batendo em seus rostos! Essa ilha é bem menor que a primeira, portanto ficamos menos tempo nela.
Alguns pássaros também sobrevoavam esta ilha. Para todos os lados que se olha, se vê uma natureza linda!
A próxima parada era uma das mais esperadas: Farol Les Éclaireurs. O famoso farol que anuncia a chegada na Baía de Ushuaia. Ele por si só já tem sua magia, mas sua ilha também é habitada por dezenas de cormorões, que fazem com que sua vista seja linda.
Depois do farol o catamarã parte para sua última parada, a Isla Bridges. Nela não habitam animais, mas é possível descer do barco e fazer uma pequena caminhada. A vista das montanhas nevadas ali é o que mais chama atenção. 
Depois desta parada, em poucos minutos já estávamos novamente no porto de onde embarcamos. Sem dúvidas foi um passeio inesquecível! Se você for visitar Ushuaia, não deixe de considerar a navegação pelo Canal de Beagle, e aproveite o nosso cupom de desconto para comprar antecipadamente pelo site dos Brasileiros em Ushuaia: mundi360

MINI AVENTURA NA NEVE

Ah, a neve! Para nós, brasileiros, ver neve é sempre algo empolgante, pois não temos em nosso país. Chegamos em Ushuaia em pleno inverno, e por incrível que pareça, o dia estava lindo e ensolarado. A neve não caia na cidade há alguns dias, mas saindo da cidade, há alguns poucos kms de Ushuaia ficam os chamados “centros invernais”, que acumulam bastante neve, possibilitando a prática de esportes como ski, skibunda, motos de neve e muito mais! Em contato com a agência Brasileiros em Ushuaia, eles nos indicaram um passeio para conhecer um dos centros invernais, curtir um pouco a neve e almoçar por lá. Topamos na hora e fizemos a reserva com eles!
No dia seguinte pela manhã a van da agência passou no hostel em que estávamos hospedados para nos buscar. Foi fazendo uma rota passando em alguns outros hoteis buscando outros passageiros, e em poucos minutos já estávamos na estrada rumo ao centro invernal. Aproveitei o deslocamento para apreciar a estrada. As montanhas e paisagens que estão ao redor de Ushuaia são simplesmente lindas!
Chegamos no destino e o guia organizou os grupos de pessoas entre as motos e marcou um horário de saída para cada um. Enquanto a primeira leva ia se divertir, os demais esperavam em um café que ficava ali dentro mesmo do centro invernal. Os preços são um pouco salgados, mas dava para tomar pelo menos um chocolate quente apreciando aquela paisagem nevada e as motos, que passavam de um lado para o outro.
Chegou a nossa vez! Colocamos o capacete, recebemos as instruções do guia e partimos para o passeio. Nas motos cabem até 3 pessoas, e é possível que a direção seja revezada por mais de 1 motorista, para que todos tenham a experiência de conduzir. Eu comecei dirigindo e depois troquei com o Leo na metade do caminho. Foi muito legal!
Esse é daqueles programas que você faz para relaxar e se divertir, sabe? Não é nenhum trajeto sofisticado ou “off road”. O trajeto percorre uma volta simples em torno de 20 minutos, mas demos muita risada e brincamos com a neve.
Depois do passeio com a moto o almoço já estava esperando. O prato típico da região é o Cordeiro Patagônico, e foi ele que provamos. Pode esperar um restaurante bastante cheio na hora do almoço, afinal estamos em um local turístico, mas a comida foi servida de maneira rápida, com direito a música ao vivo! 
Após o almoço, hora de voltar para o hotel! Subimos na van e eles deixaram cada um em sua respectiva hospedagem. Chegamos no hotel ainda há tempo de dar uma volta no centrinho agitado da cidade e depois assistir o pôr do sol no porto de Ushuaia.
Vai visitar Ushuaia no inverno e quiser se divertir com a neve?
Aproveite o nosso cupom de desconto para comprar esse e outros passeios antecipadamente pelo site dos Brasileiros em Ushuaia: mundi360

PARQUE NACIONAL TIERRA DEL FUEGO

O gigantesco parque nacional que cobre uma área de mais de 68.000 hectares, está localizado há 12kms do centro de Ushuaia. Existem tours e agências que levam turistas para lá, mas se você está de carro pode entrar e explorar o parque sem nenhum custo!
Estivemos lá no inverno, e por conta da neve, alguns trechos do parque estavam interditados por segurança. Também havia bastante gelo na pista, então é preciso atenção redobrada para dirigir. Fora isso, a natureza é linda! Mesmo com neve o parque tinha muitas cores, animais e vida circulando. Explorá-lo a pé é uma atividade bastante desafiadora nesta época do ano, pois os ventos são congelantes e a temperatura quase sempre abaixo de 0°C.
Nós fizemos todo trajeto possível de carro, parando sempre que havia algo interessante no caminho. Uma curiosidade é que as rotas dentro dele fazem parte da Ruta 3, sendo seus últimos kms de extensão. A Ruta 3 é uma rodovia que corta a Argentina de norte a sul: desde Buenos Aires até o Ushuaia em 3.074km. Chegar até seu fim representa muito para nós, que rodamos cada um desses quilômetros, desde que deixamos Buenos Aires. Quando se vê uma placa indicando a Bahia Lapataia, chega-se ao fim deste trajeto.
Dentro do parque também existe a famosa estação de trem do fim do mundo, que funciona e faz viagens diárias. Existem mirantes, lugares para estacionar e fazer piquenique, pontes sobre rios. Para nós foi uma visita que valeu muito a pena! Se você gosta deste tipo de programa, não vai se arrepender!

 

Se você for passar uns dias em Ushuaia, conta pra gente como foi? 🙂
Boas viagens!
Ale e Leo | @mundi360

PLANEJE SUA VIAGEM

Se você gosta do nosso trabalho e quer continuar acessando conteúdo novo do MUNDI360, utilize os links abaixo para planejar sua viagem. Você ganha descontos exclusivos e apoia o nosso site! 😊

✙ SEGURO VIAGEM.

Na página da Seguros Promo você compara cotações de diferentes empresas, e garante para sua viagem tranquilidade e bom preço! Use o nosso cupom exclusivo MUNDI360 e ganhe 5% de desconto na contratação do seguro para sua viagem 🙂

 

✈ PASSAGEM AÉREA. 

Na página da Passagens Promo você compara os preços de passagens e visualiza sempre a companhia mais barata!

 

🛄 HOSPEDAGEM. 

Você já experimentou alugar uma casa ou um apartamento pelo Airbnb? Ou ter alguma experiência com algum local? Com o nosso link você ganha até R$ 179,00 na sua primeira reserva! Clique aqui.

 

🚘 ALUGUEL DE CARRO. 

Com o RentCars.com você compara preços de diferentes locadoras e paga parcelado em até 12 vezes!