HISTÓRIAS PARA INSPIRAR

O LIVRO É O ALIMENTO DA ALMA

Antes mesmo de começar a preparação da nossa viagem, tivemos muitas fontes de inspiração. Sempre gostamos de ler e ver filmes de aventura, e melhor ainda quando eram histórias reais. Na verdade, o que gostamos mesmo é de obras que nos fazem refletir sobre a vida, sobre nós mesmos e tudo o que faz o mundo girar.

 

Compartilhamos aqui alguns filmes e livros para quem está buscando uma dose de estímulo para seu espírito aventureiro!

 

Estes são alguns dos livros que nos inspiraram!

O ALQUIMISTA - PAULO COELHO

Paulo Coelho é um autor que desperta diferentes sentimentos entre as pessoas. Muitos críticos dizem que ele não faz juz a arte da literatura, mas assumem que ele lê como ninguém as angústias e frustrações das pessoas e consegue com as palavras confortar até o mais despedaçado dos corações. Este livro é de uma simplicidade enorme, mas que quando chega às suas mãos na hora certa, vai te provocar uma auto reflexão, e isso para nós é o mais valioso. A pergunta que fica é: estou trilhando o caminho correto para mim?

CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR - AMYR KLINK

Amyr Klink é um navegador brasileiro que deixou sua marca na história ao ser o primeiro a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo, um percurso de 7 mil quilômetros, sozinho a bordo de seu barco batizado como IAT, no ano de 1984. Este livro conta como ele se preparou para esta grande aventura, assim como relatos de seu diário de bordo ao longo da expedição e reflexões que ele teve ao longo dos cem dias vividos de forma solitária no oceano. Não é preciso ter afinidade com o mar e nem com o vocabulário de navegação para viajar junto com o Amyr e se imaginar como uma lâmpada em meio ao oceano Atlântico. Inspirador!

VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS - JULES VERNE

Livro clássico que nos faz perceber que é possível sim viajar sem sair do lugar! Jules Verne foi um dos maiores escritores de ficção científica. Seus livros são tão detalhistas e criativos que nos faz questionar se a história é mesmo real ou ficção! A escrita é simples e narra uma incrível volta ao mundo realizada pelo inglês Phileas Fogg. A cada página um novo desafio e aventura aparece envolvendo os personagens. A história é fictícia, mas o contexto e os locais em que ela se passa são reais, fazendo despertar a curiosidade dos viajantes de carteirinha, como nós!

MUNDO POR TERRA - ROY RUDNICK E MICHELLE WEISS

Este livro é um relato pessoal de uma viagem de volta ao mundo de carro realizada por um casal de Santa Catarina, no início de 2007. O estilo de viagem deles nos inspira muito, pois é despreocupado, sem neuras de planejamento e cheio de aventuras! Foi um dos primeiros livros que lemos sobre o tema, quando ainda estávamos em uma fase muito inicial do nosso planejamento, mergulhados em medo e indefinições. Ler relatos de outros viajantes foi uma forma que encontramos de manter viva nossa coragem, mesmo em meio a tantas incertezas.

A INCRÍVEL VIAGEM DE SHACKLETON - ALFRED LANSING

Shackleton sem dúvidas é um dos maiores exploradores que já existiram. No verão de 1914 partiu pra uma aventura sem precedentes na Antártica, com o objetivo de cruzar o Polo Sul. Quando estava chegando no ponto de desembarque, seu navio Endurance, ficou preso no gelo. Ele e sua tripulação jamais poderiam imaginar todos os desafios que iram enfrentar deste ponto em diante. Este livro conta a história real da expedição, com base nos diários da tripulação e do próprio Shackleton.

MEU EVEREST - LUCIANO PIRES

Luciano, um brasileiro executivo de multinacional, com nenhuma experiência em aventura ou esportes, se joga em uma jornada desafiadora: fazer o trekking de 140 kms que leva até o campo base do everest. Luciano conta de forma muito transparente e divertida de onde surgiu essa ideia, como ele se preparou e como foi essa viagem incrível, que ele realizou no ano de 2001. É muito bacana ver que para começar a fazer algo diferente basta vontade e planejamento! Não é preciso mudar de vida para viver um pouco de aventura. Luciano pegou seu período de férias, se despediu da família e depois voltou, e está tudo bem!

Realizar este percurso está na nossa bucket list há muito tempo, mas depois do livro do Luciano ficamos ainda mais animados!


A CORAGEM DE SER IMPERFEITO - BRENÉ BROWN

Brené Brown passou mais de  10 anos estudando e pesquisando sobre a vulnerabilidade e emoções humanas. Neste livro ela compartilha vários de seus aprendizados e nos oferece diversos insights para viver uma vida mais plena, com coragem e propósito! Ela conta que aqueles que tem medo do fracasso acabam se fechando para novas experiências e feitos ousados. Isso muitas vezes leva à frustrações e privações. Já as pessoas que se expõe e não tem medo de encarar coisas novas são as mais autênticas e realizadas, mesmo que sofram críticas e sejam alvo de inveja e ciúme. Afinal, pelas palavras da autora:

 

Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. A vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor medição de coragem

HIPPIE - PAULO COELHO

Este livro é autobiográfico do Paulo Coelho e conta uma parte da sua juventude “hippie”. É muito interessante ver que os desejos daquela geração não são tão diferentes daqueles que têm espírito aventureiro hoje. A busca espiritual em que o autor se lança e compartilha no livro é interessante de se acompanhar e nos desperta a curiosidade de como seria a aventura que ele viveu, na década de 70, nos dias de hoje.

EVEREST - O DIÁRIO DE UMA VITÓRIA - WALDEMAR NICLEVICZ

Waldemar Niclevicz, um dos maiores alpinistas brasileiros, conta neste livro sua trajetória da conquista do cume do Everest, a maior montanha do mundo. O livro tem um formato de diário, onde ele relata cada dia da sua expedição, seus desafios, medos, sentimentos e até detalhes técnicos que o levaram a ser o primeiro brasileiro a conquistar o topo do mundo! A leitura é leve e te faz sentir como se estivesse realmente viajando junto com o Waldemar, escalando cada metro do Everest e vibrando com cada vitória. Também, faz refletir que nada é impossível para aqueles que acreditam no seu sonho, planejam e lutam por ele.

BUDA - DEEPAK CHOPRA

Este é um livro que se lê e se vai absorvendo aos poucos. Mesmo misturando realidade com ficção, ele conta de forma envolvente a história de vida de Sidarta Gautama, o Buda. Um dos maiores aprendizados que tirei desta obra foi entender que cada um de nós passa por diferentes fases na vida, assim como Buda passou, e evolui em um ritmo único. Consigo hoje fazer um paralelo muito interessante com a minha trajetória e as minhas fases e descobertas, principalmente considerando a mudança que vida que busco com a concretização da expedição de volta ao mundo e com o desapego de bens materiais, status e coisas essencialmente mundanas, que não possibilitam o encontro com a verdadeira felicidade.

Antes mesmo de começar a preparação da nossa viagem, tivemos muitas fontes de inspiração. Sempre gostamos de ler e ver filmes de aventura, e melhor ainda quando eram histórias reais. Na verdade, o que gostamos mesmo é de obras que nos fazem refletir sobre a vida, sobre nós mesmos e tudo o que faz o mundo girar.

Compartilhamos aqui alguns filmes e livros para quem está buscando uma dose de estímulo para seu espírito aventureiro!

 

Estes são alguns dos filmes que nos inspiraram!

Into the Wild - Na natureza Selvagem (2008)

Este filme conta a história verídica de Christopher Mc Candless, que na década de 90 decide largar a vida tradicional que levava por pressão de seus pais e sai em uma jornada pessoal. No caminho ele conhece diversas pessoas, trabalha e parte em busca de seu maior sonho: chegar ao Alasca sozinho.

Wild - Livre (2014)

O filme conta uma história real sobre a jornada de uma mulher que após passar por momentos muito difíceis decide se aventurar em uma trilha de mais de 1.700 km, a Pacific Crest Trail, que cruza a costa Oeste dos Estados Unidos passando por lindas paisagens.

Happy - Felicidade (2011)

Happy” é um documentário que trata sobre a “felicidade genuína”. Ele tem peso pois traz a opinião de diversos especialistas no assunto, como psicólogos, neurocientistas, professores e estudiosos assíduos do tema. A atmosfera do documentário se torna leve pois ele mescla a teoria dos profissionais com relatos verídicos de pessoas que abrem o coração e contam suas histórias. Super inspirador!

The Kindness Diaries - Amor sobre 2 rodas (2019)

Esta é uma série documental da Netflix que encanta logo no primeiro episódio! Leon Logothetis é um viajante que deixou a vida tradicional para trás para se aventurar sobre 2 rodas. Ao longo de 13 episódios ele cruza o continente americano do Alaska até o Ushuaia sem dinheiro, sobrevivendo apenas da gentileza das pessoas que encontra no caminho. A série é repleta de relatos emocionantes de pessoas que ele cruza e que espalham gentileza! A Netflix disponibiliza apenas a temporada 2, que é o relato das américas. É possível encontrar alguns episódios da primeira temporada na internet, que mostra lugares por onde ele passou de moto, também em busca de gentileza!

Meru, believe in the impossible - Meru, o centro do universo (2015)

Este documentário conta a jornada de três alpinistas persistentes que testam todos os seus limites para conquistar o cume mais desafiador que já encontraram: a Shark’s fin, uma parede de granito no topo do Monte Meru, a 6.310m na Índia.

Gabriel e a Montanha (2017)

História real de Gabriel, um brasileiro aventureiro que viaja pela África sozinho em busca de experiências totalmente genuínas. Neste filme você conseguirá entender a diferença entre ser um viajante e um turista, e irá se emocionar com a trajetória desse jovem carioca.


 

A Map for Saturday (2007)

Quando se está viajando, todos os dias parecem sábado. É nesta pegada que o documentário feito pelo americano Brook Silva-Braga foi criado, estrelado e dirigido por ele mesmo. Americano de 25 anos (na época – 2005), “largou” uma carreira bem sucedida no canal de televisão HBO para descobrir novas experiências ao redor do mundo.

Sem dúvida, inspirador!

Maidentrip (2013)

Marinheira holandesa nascida na Nova Zelândia, Laura Dekker de apenas 14 anos (2010)  resolveu chocar o mundo com o desejo de se tornar a pessoa mais jovem a dar uma volta ao mundo a bordo de um barco a vela, sozinha! Após 518 dias ela retornou para contar a história através deste documentário.

 

The way - O Caminho (2011)

Tom Avery é um médico que tem uma relação distante de seu filho único, Daniel. Por uma fatalidade, o filho sofre um acidente enquanto estava percorrendo o Caminho de Santiago de Compostela e seu pai vai até a França para buscá-lo. Chegando lá ele decide completar o trajeto que seu filho tinha iniciado e vira um peregrino.

Eat Pray Love - Comer, Rezar e Amar (2010)

Um filme que trata sobre a busca pelo autoconhecimento. Liz, a personagem principal, vive um momento de insatisfação com sua vida (relacionamentos, trabalho, cidade) e decide embarcar em uma viagem em busca de novas experiências. Ela vive uma jornada linda, se reconecta com ela mesma e descobre novos prazeres da vida.


Footprints: The path of your life (2015)

O documentário conta a história de 10 pessoas que vão percorrer o Caminho de Santiago de Compostela. Cada um motivado por razões diferentes, se lançam ao desafio de percorrer 800km pela rota norte. Em diversos momentos a dor física e as dificuldades do caminho são explícitas no documentário.


The Beach - A Praia (1999)

A praia é um filme um pouco perturbador, mas que nos fez refletir sobre a agressividade do ser humano e do turismo. Ela conta a história de uma praia secreta encontrada por alguns viajantes que se estabelecem lá e tentam protegê-la da rota dos demais turistas.


The Bucket List - Antes de Partir (2007)

Esse filme tem uma grande dose de emoção. Ele conta a história de dois pacientes terminais que decidem escrever uma lista de desejos a realizar antes de morrer. Com a lista em mãos, eles fogem do hospital e vão em busca da concretização dos seus sonhos.