PLANEJAR É PRECISO

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS DO PLANEJAMENTO

Planejamento-M360
1

OBJETIVOS E PROPÓSITOS

A primeira e mais importante reflexão que fizemos foi sobre o que queríamos dessa viagem, qual era nosso propósito, quais eram os objetivos? Qual ritmo queríamos colocar nela, quais lugares queríamos desbravar, de que forma e qual liberdade queríamos ter? Tudo isso nos ajudou a entender que viajar de CARRO era a nossa melhor opção. A partir daí sabíamos que teríamos um investimento inicial considerável no nosso projeto, além dos custos extras no dia a dia da estrada com manutenção, combustível e etc. Depois desta decisão também iniciamos a busca do carro ideal, seguida pela compra da nossa Land e projeto interno do motorhome. Se você acha que o carro também seria a melhor opção para você, mas os investimentos iniciais inviabilizam seu projeto, não deixe ele morrer! Seja flexível em prol da realização do seu sonho.

 

O segredo aqui é ter bom senso e não desanimar!

 

Existem milhares de formas de se viajar o mundo. Além do tradicional mochilão, que demanda um menor investimento inicial em comparação com o carro, nós já conhecemos histórias de pessoas que fizeram grandes viagens de bicicleta, ônibus, e até mesmo carona! Não desista do seu sonho!

 

Fique por dentro dos objetivos na viagem.

2

A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR A ROTA

Com o formato da nossa viagem definido, somado a toda nossa ansiedade, começamos a planejar a rota! Uma etapa deliciosa porém bastante difícil. Mesmo em uma viagem de volta ao mundo precisamos aceitar que não iremos visitar TODO O MUNDO, e que alguns lugares que gostaríamos de passar, talvez não pudessem fazer parte do trajeto.

 

Nós gastamos meses com essa etapa; primeiro porque fizemos aos poucos, e segundo porque nos empolgamos e colocamos um nível de detalhe que talvez não precisasse naquele momento, mas que nos ajudou muito a calcular os custos na próxima etapa. Nosso plano de rota possui as cidades principais por onde vamos passar, a quantidade de km dos deslocamentos, quantidade aproximada de dias que queremos passar em cada lugar e mapeamento dos lugares que queremos fazer trabalho voluntário e ter uma interação cultural mais profunda.

 

Ao longo desse planejamento de rota aproveitamos para pesquisar sobre a entrada com o carro em cada um dos países, e fomos descobrindo alguns que precisavam de atenção especial, outros que poderíamos nos despreocupar e quais precisaríamos tirar da rota.

 

Veja os detalhes do nosso itinerário.

3

DESPESAS DIÁRIAS E RECORRENTES

Com base na rota traçada, quantidade de dias de viagem, despachos marítimos e outros custos, conseguimos fazer uma estimativa de orçamento total da viagem. Neste processo usamos como referência alguns sites que ajudam a calcular os custos de viajar em cada país, para ter uma base mais assertiva.

 

Sites que nos ajudaram a planejar custos da viagem

http://www.budgetyourtrip.com
https://trekhard.com/calculator
https://pt.globalpetrolprices.com/

 

Chegamos na nossa melhor estimativa e meta de gastos por dia. Essa meta, somada aos investimentos com o motorhome e mais uma reserva financeira para emergências e para a volta da viagem, nos permitiu definir quanto dinheiro precisávamos para realizar a viagem e quanto deveríamos começar a poupar para poder cair na estrada! Aí, é disciplina e foco para cumprir o plano!

 

Entenda melhor os custos da viagem.

4

DOCUMENTAÇÃO, EXIGÊNCIAS E VACINAS

Documentação sempre foi um tema que preocupou, pois as vezes um documento esquecido pode acabar com os planos de uma viagem inteira! Por conta disso, tivemos muito cuidado ao buscar informações sobre os documentos necessários nossos e do carro. Fizemos uma lista de itens básicos que teríamos que providenciar e renovar antes da data de partida (passaporte, CNH, etc), vistos e seguros que teríamos que contratar com antecedência, fotos 3×4 de backup e infinitas cópias para garantir em caso de perda de vias originais. Todo o resto poderia ser resolvido na estrada.

 

Por volta de 6 meses antes da data da viagem começamos a visitar alguns médicos, fazer check-ups e listar as vacinas que deveriam ser tomadas. Algumas somente para nossa proteção, e outras por exigência de alguns países. É preciso ter atenção com o certificado de vacinação internacional da ANVISA, que pode demorar mais do que o esperado para sair.

 

Planejar com antecedência é sempre a melhor opção!

 

Conheça os detalhes sobre documentação e outros preparativos.

5

ÚLTIMOS PREPARATIVOS E PÉ NA ESTRADA

Certamente esse é o momento em que toda a história da construção deste sonho passa novamente em nossas cabeças, como se fosse um filme. Foram anos planejando rotas, estudando trajetos, cidades, países, orçamentos, equipamentos, documentação.

 

Iremos passar por locais de extremo frio e calor. Sendo assim, precisaremos estar preparados a nível de roupas e equipamentos, mas ao mesmo tempo devemos levar somente o necessário, garantido a otimização interna do pequeno espaço do carro (~3 mts²).

 

Bagagem em seu devido lugar, roupas adequadas para cada época e região, equipamentos guardados, prancha e violão no bagageiro. Fizemos viagens de teste pelo Brasil para sentir o carro e garantir que tudo estava funcionando, desde a mecânica até as funcionalidades do motorhome. Com tudo pronto é só marcar a data da partida, se despedir das pessoas queridas e partir para o início da realização de seu sonho!

 

NÓS ESTAMOS PRONTOS! E VOCÊ, VAI QUANDO?

 

Acompanhe nosso Diário de Bordo e fique por dentro de todas as etapas da nossa expedição!